quarta-feira, 1 de abril de 2009

Assembleia do Sindicato

O que a Tap quer:

1- pagam as horas extra em atraso com a condição de deixarem de ser pagas horas extra para a frente. Além de deixarmos de receber horas extra isto tinha como consequência que podiam aumentar a carga laboral aos efectivos e podiam dispensar 240 trabalhadores.

2 - aumentos. o governo mandou sermos aumentados a tap fez-lhes um pirete. e a inflação de 2008 foi 2,8%. A tap ao principio disse que pagava com efeitos retroactivos 1,8% e que se se verifica-se que este ano estava melhor pagavam o outro 1%. Mas sempre que negociavam iam retirando coisas e essa foi uma das cs que retiraram das ofertas deles.

3- retirar os 3 dias de baixa pagos.

4- retirar o extra do subsidio de ferias.


O que é que eles querem:

-querem as horas extra pagas na totalidade e com juros de 4% pagos em 3 prestações durante o próximo ano.

- facilidades de passagem. não em relação aos eventuais passarem a te-las mas em relação as baixas. dizem que nem discutem isso pq foi um direito que nos tiraram decidido de forma unilateral e que o querem de volta e sem ser discutido. Não pode ser considerado uma moeda de troca voltar ao estado anterior porque nunca deveria ter deixado de ser um direito.

O que foi votado:

1- recusar a proposta da tap.(passou por maioria, houve abstenções)
2 - aumento salarial cm previsto no ae. (unanimidade)
3 - discutir as reformas. (unanimidade)
4 - caso toda a discussão falhe recorrer à greve. (Maioria, houve contras e abstenções)
5 - se for necessário marcar outra reunião com um aviso mínimo de 24horas. (unanimidade)


Um eventual foi falar, dizer que no que votamos nada nos defende, que só se fala nas facilidade em relação aos efectivos que nem querem saber de as alargarem aos eventuais e que não deviam deixar o fernando pinto ir falar sozinho a tv.

eles dizem que não faz sentido colocar nada disso na moção e que não conseguem controlar os media.

o que eles disseram na apresentação inicial foi que nunca cederiam na retirada de um tripulante e passado uns minutos já diziam que cederiam em troca de muitas contrapartidas. Que se incluíssem os per diem no base, melhorassem as condições de saúde e de reforma que cediam...

E se por um lado concordo que isso seria bom para a classe nao posso ficar muito contente com essa ideia..

Amanha se me apetecer descrevo melhor as cs.

Sem comentários:

Enviar um comentário