sexta-feira, 17 de abril de 2009

Apertar o Aparelho

Trocam-se os elásticos porque durante esse mês perdem a força e se necessário troca-se o arame. Existem 3 arames curvos e 3 arames rectos.
Quando é que é necessário trocar o arame? O arame não se desgasta. O arame vai-se trocando por arames mais grossos (de diferenças milimétricas) quando os dentes estão preparados para isso e passa-se de arames curvos para rectos.
O que o meu dentista diz é que quando os dentes estão quase direitos troca-se o arame por um mais grosso. Quando estão praticamente direitos troca-se por um ainda mais grosso. E depois passa-se aos rectos que alteram nao o dente mas a raiz. Ele diz que é nesta altura que os pacientes começam a ficar impacientes e a perguntar quando é que tiram, quando é que tiram, quando é que tiram o aparelho, mês após mês. lol Não se pode trocar logo ou sempre por mais grossos porque quando se exerce demasiada força no dente ele deixa de se mover. Por isso é que ele diz que quer fazer a progressão devagarinho.
Eu em baixo já passei para um arame mais grosso porque já tinha os dentes quase direitos.
Em cima não troquei porque ele entende que ainda falta endireitar bastante.
Ele diz também que em princípio não será necessário arrancar dentes.
Em princípio não me irá doer muito em cima :)

É um bom balanço.

3 comentários:

  1. O aparelho móvel aperta-se através de um parafuso central e de uns "arames" por trás dos dentes, no entanto, neste texto refiro-me a um aparelho fixo.

    ResponderEliminar
  2. o que fazer para quando eu for aperta não doer ??

    ResponderEliminar